Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Almirante Tamandaré / Paciente do SUS só é atendido durante horário comercial

    Fechamento de unidade 24 horas e cobrança no hospital da cidade provocam filas e deixam população sem o serviço também no fim de semana

    Em Almirante Tamandaré, município da região metropolitana de Curitiba, quem precisa de atendimento médico depois das 17 horas tem de se deslocar até outra cidade ou pagar pela consulta. O mesmo ocorre no fim de semana, quando o atendimento é interrompido nas dez unidades de saúde, que funcionam das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Com o fechamento em dezembro da única unidade de saúde 24 horas e com a cobrança pelo atendimento no hospital da cidade, o Nossa Senhora da Conceição, a situação do município é apontada como a pior da região metropolitana e sem previsão de ser solucionada a curto prazo.

    O fechamento provoca um efeito em cadeia, em que os postos de saúde sentem sobrecarga de atendimento e a população enfrenta filas. A secretária Eliete Nunes da Rosa pede para a irmã chegar à fila às 5 horas para garantir atendimento no posto que abre às 8 horas. Mais perto do horário, Eliete vai com o filho de 1 ano, que sofre de convulsões, para a fila para garantir o atendimento com o pediatra. "Quem chegou às 7 horas não acha mais consulta. É agendado para quatro, cinco dias depois. E se a pessoa está ruim?", questiona a secretária.

    A origem do problema está no fechamento do hospital no dia 17 de dezembro, que gerenciava a unidade de saúde 24 horas. A prefeitura repassava por mês um valor para o hospital manter a unidade. Como a quantia aumentou de R$ 100 mil mensais, em 2007, para R$ 240 mil, em 2008, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apontou desvio de verba e prendeu três pessoas, que atualmente estão soltas. O repasse da prefeitura foi cortado e a unidade 24 horas parou de funcionar.

    O município alega que o valor aumentou porque o hospital passou a fazer mais procedimentos do que o previsto. Eram 9 mil consultas por mês e mais 6 mil procedimentos. "Tínhamos um serviço preestabelecido, que vinha funcionando. Houve suspensão e ficamos descalçados. Nem médicos conseguimos contratar", afirma o secretário municipal da saúde, Luciano Bugalski. Ele aponta que o desafio da prefeitura é montar outra estrutura para o atendimento. As opções são o atendimento emergencial no próprio hospital ou a ampliação do horário de funcionamento da maior unidade de saúde da cidade, a Cachoeira. Para o secretário, nas outras áreas, como acompanhamento à gestante, fornecimento de medicamentos e saúde da família, houve avanços.

    O presidente da Federação das Associação de Moradores de Almirante Tamandaré, Guilherme Dionísio Costa, diz que a população está revoltada e organiza uma manifestação, ainda sem data definida. Os moradores já fizeram um abaixo-assinado com mil assinaturas pedindo melhoria da situação. "Está na hora de mudar para melhor, para que venha a ser construído um atendimento municipal. O SUS (Sistema Único de Saúde) é direito do cidadão", reclama Costa.

    PR prepara plano de urgência

    Está para ser analisado no Ministério da Saúde o plano estadual de urgência, que prevê a construção de novas unidades de pronto atendimento de urgência e a descentralização do Samu no Paraná.

    O estado não revela quantas unidades foram requisitadas nem o valor, mas adianta que Almirante Tamandaré faz parte da relação. A decisão do Ministério, que arca com metade dos custos de instalação da unidade -o restante fica a cargo do estado e do município -, está prevista para sair até o fim do mês, de acordo com o superintendente de gestão em sistema de saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Irvando Carula.

    Segundo o superintendente, as medidas irão melhorar o atendimento no Paraná. Ele completa que na região metropolitana de Curitiba (RMC), Almirante Tamandaré é a cidade que hoje apresenta mais problemas. No entanto, Carula destaca que os municípios da RMC estão se estruturando e muitos pacientes da capital já têm procurado estes serviços. (BMW)

    Fonte: Gazeta do Povo

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações393
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/almirante-tamandare-paciente-do-sus-so-e-atendido-durante-horario-comercial/942028

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)