jusbrasil.com.br
12 de Dezembro de 2017
    Adicione tópicos

    MP NO RÁDIO - Programa trata do direito à saúde e da importância do SUS


    O MP no Rádio traz nesta e na próxima semana uma edição especial, dividida em dois blocos, para falar sobre o Sistema Único de Saúde, o SUS. Os números impressionam: só em 2014, o SUS contabilizou 1,4 bilhão de consultas médicas em todo país, 11,5 milhões de internações, 19 milhões de procedimentos oncológicos e 3,1 milhões de procedimentos de quimioterapia, além de responder por 98% do mercado de vacinas no Brasil. A despeito disso, muita gente não sabe ao certo o que é o SUS, como funciona e como o sistema participa, direta ou indiretamente, da vida de todos os brasileiros.

    Para falar sobre o tema, o MP no Rádio recebeu o professor Fernando Abujamra Aith, doutor em Saúde Pública, pesquisador e professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

    Nesta primeira parte da conversa, ele explica o que é o SUS, fala da abrangência do sistema (que vai muito além do atendimento médico), aponta alguns serviços exclusivos (como transplantes, por exemplo) e trata dos desafios para a melhoria no atendimento oferecido à população.

    Clique aqui para baixar e aqui para ouvir o programa (material com 15min44s).







    Fernando Aith
    Gratuito – O programa MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), e pode ser veiculado gratuitamente por qualquer emissora, desde que usado na íntegra e com as vinhetas de abertura e encerramento.

    Gestão do lixo – Na última semana o programa destacou a questão dos resíduos sólidos, ou seja, o lixo, com entrevista do promotor de Justiça Alexandre Gaio, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente do MPPR. Durante a conversa, ele explica como a má gestão dos resíduos sólidos pode causar impactos negativos na vida de toda população, fala da legislação brasileira quanto à destinação do lixo e de como o Ministério Público atua nesta área. Clique aqui e acesse a conversa.

    Contato – Para envio de sugestões (inclusive sobre temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.





    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)