Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Encontro dos GAECOs aborda institucionalização do grupo e novas tecnologias

    O Ministério Público do Paraná realizou na sexta-feira, 13 de agosto, o primeiro Encontro Estadual dos Grupos de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado. Participaram da reunião representantes de todas as unidades do GAECO no Estado - Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Guaíra - bem como integrantes do MP-PR com atribuição nas áreas criminal e do patrimônio público. O seminário foi promovido no auditório da sede da instituição, na capital, com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional. A abertura do encontro foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

    Em sua fala, Olympio destacou a preocupação da instituição em responder com eficiência suas atribuições na área criminal e na importância de uma ação integrada com outros órgãos do Estado, notadamente as Polícias, Civil e Militar. “Nesse sentido, o GAECO se coloca como uma das mais perfeitas formas de interação entre Ministério Público e as Polícias, como um bom exemplo a ser seguido”, disse. O procurador-geral de Justiça abordou ainda a proposta já encaminhada de institucionalização dos GAECOs. “Queremos assim garantir a permanência do trabalho desenvolvido pelo Grupo, como uma ferramenta específica do Estado para o enfrentamento ao crime organizado”, afirmou.

    A proposta de institucionalizar a unidade foi destaque também no discurso do secretário estadual de Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa. “Os resultados obtidos por si só demonstram a importância dos GAECOs, não há mais como abrirmos mão desse grupo”, ressaltou o secretário. “A institucionalização é necessária. As pessoas passam, mas a atividade deve tornar-se perene”.

    Fizeram ainda uso da palavra o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Lineu Walter Kirchner e a coordenadora do CEAF, procuradora de Justiça Samia Saad Gallotti Bonavides.

    Também compuseram a mesa de abertura do Encontro o coordenador estadual dos GAECOs, procurador de Justiça Leonir Batisti, o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Jorge Azôr Pinto, e, representando o comando geral da Polícia Militar, o coronel Milton Isack Fadel Junior. Os destaques do evento foram as palestras sobre investigação por meios virtuais, com o delegado Demétrius Gonzaga de Oliveira, do Núcleo de Combate aos Ciber Crimes (Nuciber), e a respeito de ferramentas de tecnologia de informação e metodologias para o combate à corrupção, com o diretor de Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União, Gilson Libório de Oliveira Mendes. Houve ainda reuniões de trabalho específicas entre membros da instituição e policiais e uma reunião conjunta.

    O GAECO é o braço do Ministério Público do Estado do Paraná que trata do combate ao crime organizado e do controle externo da atividade policial. Há unidades do grupo em Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Guaíra e Maringá. Todas são compostas por policiais civis e militares e por integrantes MP-PR - procuradores e promotores de Justiça - que são os responsáveis pela coordenação das ações. Atualmente, as principais atividades do grupo se referem a coibir a ação de quadrilhas especializadas em tráfico de drogas e armas que atuam no Paraná com ramificações em todo Brasil. Nesse sentido, o GAECO tem obtido resultados expressivos tanto com a prisão de lideranças criminosas quanto na apreensão de entorpecentes e outros ilícitos.

    13/08/2010

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/encontro-dos-gaecos-aborda-institucionalizacao-do-grupo-e-novas-tecnologias/2327391

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)