Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

MEIO AMBIENTE - Efeitos da exploração do xisto em debate no MP-PR. Acompanhe AO VIVO

Fracking, a exploração do gás de xisto no Paraná e seus múltiplos impactos à vida e ao meio ambiente é o tema de uma reunião que está sendo realizada hoje, 20 de maio, no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba. O objetivo é fazer uma reflexão sobre os riscos decorrentes da atividade, considerada uma das formas ambientalmente mais agressivas de produção de energia.

A promoção é do MP-PR, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias (CAOP) de Proteção ao Meio Ambiente, com apoio de entidades ambientalistas e de movimentos sociais do Paraná. Estão participando da discussão integrantes do CAOP e interessados no assunto. O evento tem transmissão ao vivo, via webcast.

Fracking é uma técnica de fraturamento hidráulico, que envolve injeção de líquido no solo. Em média, são injetados 20 mil litros de água, sob alta pressão, em cada poço, para criar fraturas na rocha e liberar o gás que fica retido nos depósitos de xisto. Alguns especialistas defendem que tal procedimento pode gerar contaminação nos aquíferos e efeitos nocivos ao consumo humano da água. O processo também provoca impactos ambientais, alguns dos quais ainda não completamente caracterizados ou compreendidos, como poluição do ar, emissão de gases de efeito estufa (metano), terremotos, ruídos e impactos paisagísticos.

  • Publicações9539
  • Seguidores89
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações207
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/meio-ambiente-efeitos-da-exploracao-do-xisto-em-debate-no-mp-pr-acompanhe-ao-vivo/119966307

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)