Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PALMAS - MP-PR ajuíza dez ações por improbidade administrativa contra o Município e a Câmara

    A 2.ª Promotoria de Justiça de Palmas (Centro-Sul do Estado) ajuizou dez ações civis públicas de improbidade administrativa contestando processos licitatórios e contratações de prestadores de serviços pelo Município de Palmas e gastos da Câmara de Vereadores. O objetivo das ações é buscar o ressarcimento aos cofres públicos.

    A primeira ação questiona a contratação, por parte da administração municipal, da empresa Bampi Transportes e Turismo Ltda, para a realização do transporte de passageiros e viagens no período de abril a junho de 2009. A Promotoria aponta que a contratação foi feita sem procedimento licitatório ou dispensa/inexigibilidade de licitação, o que não poderia ter ocorrido.

    Na segunda ação, o Ministério Público contesta contratações, pelo Município de Palmas, da empresa Andrade, Soares & Bendlin Ltda, nos procedimentos licitatórios 117/2006 e 32/2007, para divulgação de campanha na mídia, com ofensa à proibição prevista no art. , inc. III, e , da Lei n. 8.666/93 (Licitações).

    Na terceira inicial, o Município foi acionado pela contratação da empresa J.A. Hilário & Cia Ltda EPP, mediante montagem de procedimento licitatório 106/2006, para fornecimento de mão-de-obra e materiais ao poder público.

    Também são alvo de ação contratações da empresa Clauditur Agência de Viagens e Turismo Ltda., nos procedimentos licitatórios 39/2006, 110/2006, 53/2007, 24/2007 e 27/2007, com ofensa à proibição prevista no art. , inc. III, e , da Lei de Licitações.

    O objeto da quinta ação é a contratação, pelo Município de Palmas, da empresa Organização Social de Luto Santa Clara Ltda ME, mediante fraude em leilão presencial nº 03/2013, para prestar serviços de fornecimento de urnas e execução de funerais para pessoas de baixa renda.

    A sexta inicial aponta dispensa de licitação na contratação da empresa ASK Empreendimentos, mediante dispensa de licitação nº 04/2013, para terceirização de auxiliar de educação.

    Legislativo A Promotoria também processou a Câmara de Vereadores de Palmas. Em uma das ações, o Ministério Público aponta a realização de despesas públicas sem prévio empenho nos meses de fevereiro e março deste ano. Em outra ação, é questionado o pagamento de inscrições e diárias pela Câmara para participação de agentes do Legislativo em cursos organizados pela empresa BWB Treinamentos Eireli - ME, em ofensa ao interesse público. Também são contestadas nomeações de pessoas para ocupar cargos em comissão para desempenho de serviços técnicos profissionais rotineiros. A última questiona a contratação direta pela Câmara sem o devido procedimento licitatório ou dispensa/inexigibilidade de licitação para realização de serviços de manutenção/reforma.

    Todas as ações aguardam decisão na Vara de Fazenda Pública de Palmas.

    Acesse a íntegra das ações:

    Ação 1

    Ação 2

    Ação 3

    Ação 4

    Ação 5

    Ação 6

    Ação 7

    Ação 8

    Ação 9

    Ação 10

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações147
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palmas-mp-pr-ajuiza-dez-acoes-por-improbidade-administrativa-contra-o-municipio-e-a-camara/115586901

    Informações relacionadas

    Artigoshá 2 anos

    Participação em Licitações: Impedimentos e Proibições.

    Petição Inicial - TJSP - Ação Crimes da Lei de Licitações - Apelação Criminal - contra Ministério Público do Estado de São Paulo

    Consulta formulada pelo prefeito de Glória de Dourados é esclarecida

    TCE-MT julga procedência parcial à representação interna

    Conselho da Justiça Federal
    Notíciashá 7 anos

    DOUInforme 08.03.2017

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)