Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    BRASILÂNDIA DO SUL - MP recomenda regularização da jornada de professores e aumento de vagas na educação básica

    A Promotoria de Justiça de Alto Piquiri (região Noroeste do Estado) recomendou que a Prefeitura Municipal de Brasilândia do Sul e a Secretaria Municipal de Educação tomem as providências necessárias, no prazo de máximo de 60 dias, para o cumprimento integral do piso nacional e da jornada de trabalho para os profissionais do magistério público da educação básica, com base nas leis federais que versam sobre o assunto.

    Além disso, os alunos da educação básica deverão ser distribuídos, em até 45 dias, em turmas de acordo com suas faixas etárias, respeitando o número máximo de alunos permitido por classe. A Prefeitura e a Secretaria de Educação também devem disponibilizar vagas nas escolas para crianças de zero a cinco anos de idade em período integral e estabelecer um cronograma anual para a criação de novas vagas no prazo máximo de 90 dias.

    De acordo com a Promotoria, o município está descumprindo a lei federal nº 11738/2008, que estabelece o piso salarial e a jornada de trabalho dos professores, prejudicada pela sobrecarga de trabalho.

    Para o promotor Rafael Januário Rocha, no cumprimento integral da lei, a valorização do professor estará minimamente assegurada, possibilitando o exercício pleno da atividade e a garantia da qualidade da prestação educacional.

    Levantamento da Promotoria aponta que em algumas pré-escolas os alunos não estão sendo distribuídos de acordo com suas séries e faixas etárias, de acordo com deliberação da Secretaria Estadual da Educação.

    Além disso, segundo a recomendação, há insuficiência de vagas para crianças em creches e pré-escolas em Brasilândia do Sul. O promotor de Justiça destaca que é papel do município oferecer a educação infantil e fundamental, preferencialmente, a todos os alunos, como garantia fundamental do cidadão prevista na Constituição Federal.

    Confira a íntegra da recomendação.

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasilandia-do-sul-mp-recomenda-regularizacao-da-jornada-de-professores-e-aumento-de-vagas-na-educacao-basica/100627884

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)