Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Bloqueio judicial de contas tem falha

    Uma falha no sistema de bloqueios de contas bancárias por motivos judiciais está causando transtornos e gerando reclamações. O bloqueio de todas as contas de um empresário maringaense, às vésperas do pagamento dos salários dos funcionários, fez com que ele buscasse um empréstimo junto a uma instituição financeira para quitar a folha de pagamento dos empregados.

    A dívida na Justiça foi saldada, mas o empresário reclamou e afirma ter sido pego de surpresa. "Ele era um devedor, mas na visão dele o bloqueio de todas as contas foi drástico", conta o advogado da Associação Comercial e Empresarial (Acim), Cesar E. Misael de Andrade, que acompanhou o caso.

    O exemplo do empresário maringaense e de tantas pessoas e empresas condenadas judicialmente e que tiveram todas as contas correntes bloqueadas fizeram com que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editasse uma resolução que permite o cadastramento de conta única para acolher os bloqueios de valores determinados pela Justiça.

    Com essa resolução, o devedor que é titular de várias contas bancárias e tem uma dívida de R$ 5 mil não sofrerá o bloqueio dessa quantia em todas as contas. Na resolução, o CNJ leva em consideração "os inconvenientes causados por bloqueios múltiplos pelo sistema BacenJud".

    O BacenJud é um convênio entre o Banco Central (BC) e o Poder Judiciário. O sistema é um tipo de penhora on-line e permite que o juiz determine, via internet, o bloqueio de contas do devedor e a decretação de falência.

    Qualquer dívida que esteja em execução é passível de bloqueio. O cadastramento de conta única no BacenJud começou a valer em janeiro. O titular que cadastrar uma conta bancária no sistema de penhora on-line tem de manter quantia suficiente para atender às ordem judiciais que vierem a ser expedidas.

    Apesar do sistema ter sido readequado, o bloqueio de múltiplas contas continua, mas o BC não considera isso uma falha. A assessoria da entidade no Paraná informou que a quantia devida é bloqueada em diversas contas para evitar que os devedores burlem a determinação judicial e aleguem que houve preferência por um determinado banco. Quitada a dívida, as contas são desbloqueadas em até 48 horas.

    O advogado da Acim considera que o bloqueio de múltiplas é um método eficaz do requerente receber a dívida. "Se o devedor tem dinheiro no banco e não paga o que deve, ele tem de estar ciente que pode haver bloqueio."

    A juíza da 2ª Vara do Trabalho de Maringá, Valéria Rocha, diz que o sistema foi atualizado e funciona corretamente. "Antes da readequação havia muita reclamação, mas agora o BacenJud só vai até o limite da dívida."

    Antes de 2000 - ano em que o sistema foi implantado -, o juiz tinha de enviar ofícios ao Banco Central e mobilizar oficiais de Justiça para localizar e bloquear as contas correntes de devedores em processos judiciais, um processo que levava, em média, seis meses.

    Agora, na penhora on-line, o juiz digita uma senha e solicita a penhora, que é imediatamente repassada ao banco em que o devedor é correntista. Fonte: O Diário do Norte do Paraná

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações983
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bloqueio-judicial-de-contas-tem-falha/991097

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)