Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    03/06/16 - ARAPONGAS - MP-PR ajuíza ação para coibir uso eleitoreiro de frota municipal

    Com intenção de evitar o uso eleitoreiro da frota de veículos vinculada ao Município e à Câmara de Vereadores, o Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Arapongas, no Norte Central Paranaense, apresentou nesta sexta-feira, 3 de junho, ação civil pública em que requer, liminarmente, a criação de um sistema de controle do uso da frota de veículos municipais. O MP-PR destaca também a necessidade de publicação da medida nos Portais da Transparência da Prefeitura e da Casa Legislativa, de forma a garantir à população acesso a esses registros.

    Na ação, a Promotoria de Justiça relata ter recebido informações, via Observatório Social, de previsão de gasto excessivo na compra de combustível pelo Município e pela Câmara neste ano, em que há exercício eleitoral, em relação a anos anteriores. A partir disso, o MP-PR busca evitar o uso irregular dos veículos para as eleições municipais em outubro, bem como possível distribuição de “vale combustível” para aliciar eleitores.

    A Promotoria cita a realização pela Câmara Municipal de pregão neste ano para a compra de cerca de 30 mil litros de combustível – 20 mil de gasolina e 10 mil de etanol –, para uma frota pequena, de apenas cinco automóveis e duas motocicletas. O volume de gasolina seria suficiente, por exemplo, para que um carro popular, que faz uma média de 10 quilômetros por litro, completasse cinco voltas ao redor do mundo. O Município não forneceu dados a esse respeito, apesar de ter sido instado a isso. De qualquer forma, em 2012, também ano eleitoral, gastou 50% a mais de combustível do que em 2013.

    O MP-PR postula a criação de um sistema de controle – como diários de bordo – que possibilite a verificação do uso da frota e do gasto em combustível pelos munícipes, de forma clara e atualizada, com publicação mensal nos Portais de Transparência da Prefeitura e da Câmara. A Promotoria ainda destaca na ação: “Tratam-se de medidas de fácil implementação, não trazendo nenhuma alteração significativa de gastos.”


    Informações para a imprensa com:
    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público do Paraná
    (41) 3250-4469

    03/06/16
    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/03-06-16-arapongas-mp-pr-ajuiza-acao-para-coibir-uso-eleitoreiro-de-frota-municipal/345475936

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)