Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Banco deve respeitar tempo limite para atendimento a clientes

    Concedendo liminar em ação civil pública proposta pela Promotoria de Justiça de Curiúva, no Norte Pioneiro, o Juízo de Direito da Comarca determinou que a agência do Itaú Unibanco da cidade obedeça o prazo limite de espera dos clientes que buscam atendimento em caixa presencial. O banco deve ainda assegurar o atendimento preferencial e exclusivo para maiores de 65 anos, gestantes, portadores de deficiência e pessoas com crianças de colo. Com isso, os clientes não podem permanecer na fila para os caixas por mais de 20 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas ou após feriados prolongados.

    Na ação, o Ministério Público do Paraná aponta que a agência desrespeita reiteradamente o prazo limite indicado para atender os clientes que buscam os caixas, o que configura violação ao Código de Defesa do Consumidor e à Lei Estadual nº 13.400/01. O MP-PR destaca ainda que pessoas que demandam atendimento preferencial não estão tendo essa prerrogativa respeitada.

    Na decisão, o Juízo da Comarca determinou que o banco adote providências para a regularização do atendimento em até 15 dias após a intimação. Foi imposta multa diária por consumidor que tiver que esperar na fila do caixa presencial além do previsto.

    Foi ordenada ainda a fixação de avisos próximos aos caixas da agência bancária, em local de fácil visualização pelo público, dando notícia da decisão (mencionando o número dos autos e esclarecendo os períodos máximos previstos de permanência em fila para atendimento em caixa), para amplo conhecimento, sob pena de multa ao banco para cada dia de descumprimento.

    Informações para a imprensa com:
    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público do Paraná
    3250-4469

    05/02/16
    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações388
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-deve-respeitar-tempo-limite-para-atendimento-a-clientes/303908396

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)