Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE / Justiça Eleitoral confirma a reeleição do prefeito de Almirante Tamandaré

    Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) derrubaram ontem a decisão, em primeira instância, que tornou inelegível o prefeito reeleito de Almirante Tamandaré, Vilson Rogério Goinski (PMDB). O candidato havia sido declarado inelegível, acusado de abuso do poder econômico e político. O Diretório Municipal do PRP, que moveu a ação contra o candidato, tem agora três dias para recorrer da decisão do TRE. Caso o partido não recorra, Almirante Tamandaré sai definitivamente da lista das cidades que aguardam uma decisão da Justiça Eleitoral para saber quem será o prefeito do município e se a eleição realizada no dia 5 de outubro foi válida.

    A causa do processo que levou à condenação de Goinski em primeira instância foi a publicação de propaganda institucional em duas edições do jornal Folha de Tamandaré, entre fevereiro e março deste ano. Na publicação de distribuição gratuita, são citadas obras realizadas durante a gestão de Goinski e já é feita menção a possível reeleição do prefeito. O texto ainda destaca o apoio do governador Roberto Requião ao colega de partido. "Isso foi divulgado antes mesmo da realização das convenções e em um jornal que não tem grande repercussão na cidade", justificou o eleito.

    Em 21 de outubro, o TRE julgou outro recurso de Goinski contra uma outra decisão em primeira instância que determinou a cassação do seu registro de candidatura. Neste caso, o prefeito reeleito era acusado de conduta vedada aos agentes públicos e abuso de autoridade. A denúncia era baseada na divulgação na página da prefeitura na internet da visita de Goinski a obras de um conjunto habitacional fora do período permitido pela legislação. Como na situação atual, o TRE também acatou o recurso do candidato peemedebista e derrubou a decisão que havia cassado o registro de candidatura dele.

    Protagonista A Justiça Eleitoral foi uma das protagonistas da eleição neste ano em Almirante Tamandaré. Além do candidato eleito, o segundo colocado nas pesquisas, o ex-prefeito Cezar Manfron (PSB), teve seu registro de candidatura indeferido por ter contas rejeitadas pelo TC e pela Câmara Municipal. Dos três concorrentes à prefeitura da cidade, apenas o candidato do PSol, Luiz Piva, não teve problemas judiciais.

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações124
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-justica-eleitoral-confirma-a-reeleicao-do-prefeito-de-almirante-tamandare/165365

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)