Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

MARINGÁ - Justiça determina criação de residências terapêuticas para pacientes que deixam hospitais psiquiátricos

A Justiça de Maringá, em razão de Ação Civil Pública ajuizada pela 14ª Promotoria de Justiça daquela Comarca, determinou um prazo de 120 dias para que a prefeitura da cidade implante o Serviço de Residência Terapêutica, uma modalidade assistencial que substitui a internação psiquiátrica prolongada, com o objetivo de auxiliar a reintegração à comunidade de pessoas portadoras de transtorno mental que possuam vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

Na prática, a prefeitura deverá providenciar uma casa, com estrutura e profissionais especializados, para o atendimento de pessoas portadoras de transtorno mental que recebem alta do tratamento hospitalar, mas que não têm para onde ser encaminhadas, pois não possuem suporte familiar ou autonomia suficiente para retomarem sozinhas suas vidas.

De acordo com a promotora de Justiça Stella Maris SantAnna Ferreira Pinheiro, o município de Maringá conta, atualmente, com apenas três Residências Terapêuticas, estrutura que, segundo ela, seria insuficiente para o atendimento da demanda.

Existem, pelo menos, cinco pacientes que estão internados há muito tempo, ou que tiveram várias e longas passagens pelo Hospital Psiquiátrico de Maringá, que já poderiam ter deixado o hospital, mas que não têm para onde ir. Esses pacientes têm direito a uma moradia digna e a receber apoio para se reintegrarem à sociedade, explica a promotora.

  • Publicações9539
  • Seguidores89
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações429
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maringa-justica-determina-criacao-de-residencias-terapeuticas-para-pacientes-que-deixam-hospitais-psiquiatricos/119872592

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Lamentável essa interferência do poder judiciário sobre algo que não entende, pois a implantação de uma residência não é ato voluntarioso, sua instalação depende de condições favoráveis, sem o que se tornará um micro-hospital, eternizando-se a institucionalização em um espaço mais restrito, com menor mobilidade social. Os pacientes devidamente indicados, ao contrário, encontrarão no SRT sua verdadeira casa, desenvolvendo autonomia crescente, ganhando o espaço das ruas e, se tudo favorecer, reinserindo-se no contexto social. continuar lendo