Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MARINGÁ - MP-PR recomenda manutenção do atendimento na saúde durante festas de fim de ano

    A 14ª Promotoria de Justiça de Maringá (Saúde Pública) enviou 14 (quatorze) recomendações administrativas endereçadas aos municípios e Hospitais da Comarca, com o objetivo de frisar aos gestores e aos Diretores clínicos que, nesta época de festas de final de ano, a prestação de serviços da saúde não pode cessar, uma vez que se trata de serviço essencial (conforme os artigos 196 e 197 da Constituição Federal).

    Cinco recomendações foram encaminhadas às Secretarias Municipais de Saúde da Comarca e outras onze a hospitais da região que atendem pelo Sistema único de Saúde (SUS).

    Além disso, a promotora de Justiça Stella Maris Sant'Anna Ferreira Pinheiro considerou os parâmetros da Resolução CFM 1451/1995, que dispõe sobre as urgências e emergências e consignou que a demora ou recusa no atendimento de situações de urgência/emergência podem acarretar em sanções penais dos médicos plantonistas e diretores dos hospitais, como crime de omissão de socorro (art. 135 do Código Penal), crime de lesões corporais (art. 129 do mesmo Codex) ou eventualmente homicídio (art. 121).

    A promotora de Justiça fixou prazo de três dias para que os gestores municipais e dos hospitais respondam e enviem ao MP-PR as escalas de plantão para os meses de dezembro/2012 e janeiro/2013.

    Clique aqui para ler uma dessas recomendações.

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações168
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maringa-mp-pr-recomenda-manutencao-do-atendimento-na-saude-durante-festas-de-fim-de-ano/100252402

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)